quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Esvaziamento do Protesto



     O mote era os vinte centavos da passagem em São Paulo. A violência da Polícia Militar contra os baderneiros da claquete da ultra direita alijada do poder que se infiltraram na manifestação desencadeou um efeito dominó pelas grandes capitais do país, que já está se capilarizando para outras cidades de porte médio e até pequenas, como é o caso da minha Marataízes, no litoral sul do Estado do Espírito Santo, com agenda de manifestação para o próximo sábado, dia 22 de junho de 2013.

     Não obstante serem válidas as manifestações – sem, obviamente, a participação de claquetes encomendadas de baderneiros depredadores do patrimônio público e privado – o que se tem visto é que elas – as manifestações – eram inicialmente legítimas, mas estão se transformando numa turba de descontentes sem pauta de protesto definida, onde vândalos e aproveitadores de ocasião se misturam, esvaziando a ideia original, que já nasceu confusa, vindo do prefalado aumento da passagem de ônibus em São Paulo.

     A violência que se tem visto não deveria fazer parte das manifestações e, além disso esvaziar a atenção para a pauta de protestos que deveria ser mais clara, já há rumores de que as Forças Armadas estão de prontidão para ajudar a conter os baderneiros.

     A situação é preocupante, exige cautela, e chama a atenção o silêncio das autoridades constituídas, que assistem a tudo incólumes em seus gabinetes ou residências, torcendo para a turba voltar logo sua atenção para o circo da competição que antecede o ano de Copa do Mundo que ocorre em nosso território.

     O circo foi bem armado. Só se esqueceram de convidar os que receberam o pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário