quarta-feira, 4 de setembro de 2019

A Derrota de Boris Johnson, BREXIT, Cambridge Analytica e Fake News

Nenhuma descrição de foto disponível.


O arremedo britânico de Donald Trump tomou uma derrota histórica no parlamento britânico.
Vale lembrar, ou mesmo contar para quem não sabe, não acompanha, ou nem faz ideia do que acontece no mundo, que a votação popular para o BREXIT foi maculada pelo mesmo câncer que elegeu Trump e Bolsonaro, que é a empresa Cambridge Analytica, que, também já se sabe, interferiu em eleições em outros países além desses dos figurões aqui citados.
Está comprovado que a Cambridge Analytica faz uso de robôs que analisam, filtram e escolhem o quê, a quem e quantas vezes enviam mensagens com fake news pelas redes sociais, com base nos dados de bilhões de cidadãos em todo o mundo, colhidos nas redes sociais de Mr. Zuckerberg.
Basta escolher a área de abrangência e deixar a máquina funcionar que ela por si só já é a maior e mais eficiente formadora de opinião que já existiu.
Obviamente que não excluo a incapacidade de autocrítica e até mesmo uma certa dose de soberba das esquerdas nas derrotas que vêm experimentando aqui e lá fora. Mas é fato que os robôs alteraram completamente o equilíbrio do jogo democrático nessas eleições que me reportei.
Ignorar esse fato é, além de se colocar na contra mão da história, permitir que essa prática se perpetue e fulmine todo o processo de uma escolha justa, livre e eminentemente democrática.
Se não derem um jeito de parar isso, a democracia está fadada à extinção.
E, acreditem: isso não é teoria da conspiração e nem ficção científica. É a realidade nua, crua e cruel.
Oremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário