terça-feira, 10 de abril de 2012

O exemplo não é a melhor forma de educar, é a única.


"O exemplo não é a melhor forma de educar, é a única."

(Albert Schweitzer)
__________________________

Li ontem um post no Facebook, desses que são propalados indistintamente, mas que trazia uma mensagem interessante, motivando-me a meditar sobre o assunto.

Esse post falava das pessoas que furam fila, subornam guardas de trânsito em blitzes, trocam voto por favores, tiram vantagem dos outros por serem espertos, recebem troco a mais e não devolvem, que para tudo na vida têm um jeitinho. Dizia o post que esse tipo de gente em nada difere dos políticos corruptos de nosso país, sendo mero reflexo deles.

Não sou Madre Tereza de Calcutá, nem tenho a pretensão de sê-la, pois estou muito aquém da evolução espiritual dela, mas penso que me cabe - assim como a qualquer pessoa - poder fazer algo em prol da disseminação da cultura do ser correto.

Se por um lado uma andorinha só não faz verão, por outro, se cada uma pessoa fizer algo de diferente em sua casa, em sua família, em seu trabalho, em seu bairro, em sua cidade, isso se reflete e contagia outras pessoas pelo exemplo que é dado.

Sejamos, pois, cada um, a seu jeito e modo, os motores de pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença no nosso círculo, pois educação, honradez, boa-vontade, humildade, pró-atividade e outros substantivos mais (que adoro quando viram verbo) nunca são em excesso.

Sejamos exemplo sempre. É a única e melhor forma de educar. 

Um comentário:

  1. Amigo, excelente mensagem! Tomei a liberdade de divulgar essa imagem. Muito coerente. Agradeço.
    Thiago.

    ResponderExcluir